Requerimento para realização de audiência pública para ouvir representantes do órgão é de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB-MG)
O abandono e descaso do Governo
Federal do PT com as rodovias federais que cortam Minas Gerais motivaram a
aprovação de requerimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para
realização de audiência pública que vai cobrar do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit) explicações para os atrasos das obras nas
BRs mineiras. O requerimento de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB), do
Bloco Transparência e Resultado, foi aprovado na Comissão de Transportes,
Comunicação e Obras Públicas na tarde desta terça-feira (03/04).
De acordo com o deputado Célio
Moreira, a população mineira está pagando com vidas pelo descaso do governo
federal com as BRs. Segundo ele, as obras prometidas pelo governo federal não
foram realizadas.
“Não há como contestar o fato que
se escancara aos olhos de todos. Nossas rodovias federais estão cada dia mais
perigosas, tornando-se palco de grandes tragédias. As obras prometidas pelo
Governo Federal estão sendo postergadas mês a mês, ano a ano. Diante deste
quadro preocupante, concluí que só uma audiência pública, com participação do Dnit,
poderá nos dar clareza da situação”, disse.
Liberação
de recursos
De acordo com o deputado Célio
Moreira, a população mineira merece explicações do Dnit sobre os cronogramas da
liberação de recursos pelo Governo Federal que venham assegurar o início das
obras.
“Há anos estamos vivendo de
promessas que se fizeram mais veementes no período eleitoral para presidência
da República. A verdade é que o Dnit não conseguiu tirar do papel 76% dos editais
previstos neste estado. Mais de 1.700 quilômetros da nossa malha viária federal
exigem intervenções urgentes. A BR 381 continua sendo um palco de sangue e
tragédias familiares”, lamentou o deputado.
Calamidade pública
A situação é crítica e as promessas
do Governo do PT para recuperação das vias nunca são concretizadas. Basta olhar
a realidade de calamidade em que se encontram estradas como as BRs 040 e 381. A
licitação para ampliação da 040, entre Ressaquinha e o trevo de Ouro Preto, na
Região Central do estado, sequer se transformou em edital. O projeto de
duplicação da Rodovia da Morte, trecho da BR-381 entre Governador Valadares e
Belo Horizonte, também não engrenou.
Além disso, cerca de 1.721
quilômetros que chegaram a ser listados em editais não saíram do papel desde os
sete primeiros meses de 2011. É importante lembrar que, neste mesmo ano,
escândalos de corrupção no DNIT foram responsáveis por paralisação de obras
importantes em todo país.
Armadilhas para motoristas
Com a falta de investimentos do
Governo Federal, o que se vê é precariedade da malha rodoviária federal no
Estado. Nos 8.760 quilômetros de BRs sob jurisdição da União, há pelo menos 83
trechos considerados verdadeiras armadilhas para os motoristas e passageiros
que trafegam diariamente por estas rodovias. Os pontos apresentam erosões,
deformações na pista, sinalização deficiente, falta de pavimentação, obras e
desvios.
Pesquisa feita pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2011, mostra que das 35 estradas
federais em Minas, 21 (60%) apresentam pontos críticos, exigindo atenção
redobrada do motorista.
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