quinta-feira, 31 de maio de 2012

660 dias: uma carta de Anastasia sem resposta, à espera de uma nova tragédia



Há quase dois anos e depois de centenas de mortes, o governador de Minas cobrava do Governo Lula uma solução para o Anel Rodoviária de BH. Resposta: descaso e irregularidades.

Precisamos de mais uma tragédia no Anel Rodoviário de Belo Horizonte nos próximos dias.
A afirmação pode soar mórbida, irresponsável e insana, mas se tratando da falta de compromisso do governo federal com a vida dos brasileiros, ela se torna totalmente racional.
O jornal Hoje em Dia trouxe, na edição desta quarta-feira, reportagem mostrando que o governo do PT se atola em desculpas para justificar o seu completo descaso com a carnificina que o Anel Rodoviário de Belo Horizonte tem provocado por sua falta de obras de melhorias e modernização em seu traçado.
Dos R$ 282,38 milhões que o governo federal disse que investiria no Anel Rodoviário de Belo Horizonte em 2011 e 2012, cada realzinho permanece intacto nos cofres da União porque o total liberado até agora é ZERO.


Enquanto outro desastre não acontece para que a mídia venha novamente com seus infográficos, debates e cobranças por solução (sãos as mesmas, pois nada muda tragédia após tragédia), aproveitamos para rememorar uma sequência de mortes, denúncias e desrespeito do governo federal acontecida em meados de 2010.

No dia 21 de maio daquele ano, as imagens do acidente no Anel que matava três pessoas – entre elas, uma mulher grávida – chocavam o Brasil. Menos de um mês depois, no dia 19 de junho, o Tribunal de Contas da União (TCU) trazia a público suspeitas de irregularidades em projetos do governo federal para obras de melhoria no Anel Rodoviário que poderiam gerar um prejuízo de R$ 300 milhões aos cofres públicos.

Já no início de agosto, em dois acidentes no Anel, 25 pessoas ficaram feridas. Foi a gota d’água para o governador Antonio Anastasia, cansado do descaso do governo federal com a vida das dezenas de mineiros mortos naquela rodovia.
No dia 20 daquele mês, Anastasia enviou a Brasília um documento implorando para que a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sensibilizasse e autorizasse o Governo de Minas a executar as obras no Anel.

É bom lembrar que, assim como em qualquer estrada sob a responsabilidade da União, como é o caso do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, os governos estaduais são proibidos, por lei, de realizarem qualquer obra. E assim, nós mineiros seguimos de mãos atadas mesmo assistindo ao absurdo de tanto sangue derramado nestes 27 quilômetros de rodovia federal que deveria sensibilizar o PT.
Hoje, 660 dias após o governador Antonio Anastasia oficializar o pedido junto ao governo do PT para que este (incompetência à parte) deixasse que o Estado executasse as obras do Anel Rodoviário de BH, o quadro é o seguinte: o Ministério dos Transportes sequer tem uma data prevista para autorizar o convênio com o Governo de Minas!!!
Já se foi o tempo em que a tragédia humana era capaz de sensibilizar um governo, por mais incompetente e corrupto que fosse...

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