terça-feira, 15 de maio de 2012

Refundar a federação: um legado para toda uma geração de políticos


Senador Aécio Neves


A decisão por renegociar ou não as dívidas dos estados com a União pode marcar a biografia de toda uma geração de políticos brasileiros

Nem sempre, a vida pública dá ao homem a oportunidade de construir uma obra física. E tampouco, isso se tornaria o maior dos seus possíveis legados. O mais gratificante deles é o de batalhar por um ideal e fazer com que ele se torne a bandeira de toda uma geração de cidadãos que clama por mudanças históricas. No caso do senador Aécio Neves, na sua biografia ficará registrado um destes ideais: a incansável batalha por um Brasil como uma república justa e equilibrada.
A coerência lhe é evidente quando se analisa a postura que Aécio assumiu há 10 anos, quando ainda era presidente da Câmara dos Deputados e integrante da base aliada do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Já em 2002, quando se preparava para deixar o Parlamento e disputar um cargo no Executivo, Aécio Neves se desdobrava para criar uma discussão nacional sobre o desequilíbrio de receitas e obrigações entre a União, os estados e os municípios.
Aécio Neves, tendo marcado sua biografia por participações importantes em grandes movimentos políticos pluripartidários, como as Diretas Já e a Assembleia Constituinte, passou os oito anos seguintes à sua primeira eleição como governador do Estado de Minas Gerais, correndo o país para alertar sobre a necessidade urgente de um novo pacto federativo.
Naquele tempo, já avizinhava o hoje eminente colapso financeiro de estados e municípios em função da crescente concentração de recursos nas mãos da União.
E o momento pode ser de grande importância não só para a biografia do senador Aécio Neves, mas também de toda uma geração de homens públicos.
A sociedade brasileira começa a perceber que a discussão sobre a renegociação das dívidas de estados com a União afeta diretamente a sua vida.
E se houver a mudança para refundar a federação e assim, este ideal se tornar a bandeira de toda uma geração de cidadãos que clama por mudanças históricas, muitos serão os homens públicos que terão suas biografias marcadas por este inesquecível legado para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário