quinta-feira, 19 de julho de 2012

Consultoria de José Dirceu fez faturamento da Delta crescer



Brasília – O ex-ministro José Dirceu atuou como consultor para a construtora Delta em 2009. A partir da “parceria”, que durou quatro meses, a empresa passou a firmar contratos cada vez maiores com o governo federal.
O acordo entre a Delta e a consultoria de José Dirceu foi fechado por meio da Sigma Engenharia, empresa adquirida pela Delta em 2008. A construtora – um dos braços do esquema criminoso comandado pelo contraventor Carlos Cachoeira – oficializou a parceria com o grupo de Dirceu se utilizando do nome da Sigma para minimizar o impacto que seria criado pela aliança com uma empresa pertencente ao ex-ministro.
As informações foram divulgadas pela revista Veja em matéria publicada no ano passado. O texto conta também que o montante obtido pela Delta em contratos com o governo federal dobrou somente no ano de 2009.
“[A ação de Dirceu] Com certeza, é tráfico de influência. O trabalho era aproximar o Fernando Cavendish [ex-presidente da Delta] de pessoas influentes do governo do PT”, afirmou à Veja o empresário Romênio Marcelino Machado, ex-proprietário da Sigma, que declarou não ter conhecimento do negócio entre sua empresa e a consultoria do petista.

CPI

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), integrante da CPI que apura as relações de Carlos Cachoeira com agentes públicos, afirmou que os fatos mostram a existência de um vínculo entre José Dirceu e a “área de confiança” da Delta.
“Tudo isso sugere que José Dirceu possa ter exercido interferência política na gestão da Delta. É uma situação que merece apuração detalhada”, disse o parlamentar.
Macris informou que a CPI pode se debruçar sobre a possível ação de José Dirceu em prol da Delta, se as investigações preliminares reforçarem o suposto vínculo. “Queremos quebrar o sigilo bancário da Delta e das empresas fantasma que colaboram com ela”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário